ICONE MICHELETTO_edited.png

NOSSA
HISTÓRIA

vinhos-micheletto-externo-15.jpg
BACK1.jpg

Família Micheletto

Descendentes de famílias de italianos os proprietários da Vinícola Micheletto mantêm suas tradições vitícolas enfrentando diariamente a pressão urbana e os desafios da agricultura numa região de logística privilegiada, economia forte e oportunidades diversas. Para isso procuram compensar sua limitada área de produção através da adoção das técnicas de boas práticas agrícolas e do constante incremento de tecnologia no cultivo das videiras e na elaboração dos vinhos.

Tradição e tecnologia

Remanescentes do histórico cultivo da Uva Niágara Rosada ainda predominante na região do Circuito das Frutas Paulista, desde 2004 o Sítio Santa Rita se enveredou por outros caminhos ao testar diferentes variedades de uvas destinadas ao consumo in natura e também a elaboração de sucos, vinhos de mesa e vinhos finos. A implementação de uma pequena, porém moderna agroindústria vinícola, aliada aos roteiros turísticos rurais e as experiências vitivinícolas oferecidas pela propriedade são iniciativas que agregam valor a atividade e ao seu principal produto: A UVA!

vinhos-micheletto-externo-16.jpg
BACK1.jpg

Nossas propriedades

Além do Sítio Santa Rita, sede da Vinícola Micheletto, outras três propriedades vizinhas compõem sua área de produção própria... Sítio Nossa Senhora Aparecida (2017), Sítio São Pedro (2019) e Sítio São Sebastião (2020), totalizando aproximadamente 15 hectares onde são cultivadas nove variedades de uvas e uma pequena parcela outras frutas como morango, figo roxo, pitaia, lichia, caqui e maracujá. A linha de vinhos já conta com quinze rótulos e recente destaque para os vinhos finos elaborados com uvas européias colhidas no inverno seco e com grande amplitude térmica característico da tradicional região cafeeira do sudeste brasileiro.

vinhos-micheletto-externo-4.jpg
vinhos micheletto fazenda3.jpg
vinhos micheletto fazenda5.jpg
BACK1.jpg

Filosofia e cultura

Com uma filosofia sustentada em pilares econômicos, sociais e ambientais, a Vinícola Micheletto busca a preservação de uma cultura que se iniciou com muito trabalho e suor àpartir da vinda dos antepassados italianos que, após atravessarem o Atlântico, substituírem a mão de obra escrava e verem a partir do café no início do século XX, encontraram no cultivo da uva a oportunidade para criar raízes na América. No Sítio Santa Rita há um grande respeito por todo esse trabalho e memória! É isso que o visitante irá encontrar, principalmente àqueles que optarem pela realização dos passeios monitorados.

vinhos micheletto fazenda4.jpg
UVASSSSS.jpg

Nossa Missão

Contribuir para manutenção das características rurais das microbacias dos Córregos Passarinho e Barreiro, importantes mananciais das águas que abastecem o município de Louveira. Manter um posicionamento empreendedor e sustentável motivando outros produtores rurais e conscientizando a população em geral de que a qualidade de vida na cidade depende da manutenção e do fortalecimento desses pequenos produtores familiares cujas atividades impactam diretamente e positivamente nas questões históricas, culturais, econômicas, sociais e, principalmente, ambientais do município e da região.